sábado, 27 de dezembro de 2014

LUXO DO LIXO

De vez em quando eu gosto de garimpar algumas preciosidades pelo YouTube, em especial aquelas relacionadas aos talentos manuais dos internautas. Na madrugada deste domingo, dia 28/12/2014, eu encontrei um vídeo chamado "Luxo do Lixo", o qual me chamou bastante a atenção não só pela primorosa produção das imagens, mas também pela qualidade do belíssimo trabalho dos artesãos da madeira que dele participaram.

No vídeo, algumas madeiras nobres (Canela e Peroba do Campo) achadas no lixo "ganham vida com um projeto de design em conjunto" de José Palma, Claudio Honório e Ricardo Bonfim, assinalam os créditos da produção. Vale à pena conferir o resultado do primoroso trabalho de arte e sustentabilidade destes artistas! 

USANDO PALLETS NO DESIGN DE INTERIORES

Segue abaixo um vídeo com idéias de como usar pallets no design de interiores. O vídeo é uma dica do site "How to build your house" (Como construir sua casa).

CASA DE PALLETS

Para quem aprecia soluções sustentáveis (e econômicas) de construção, trago um vídeo que contém uma animação ensinando a fazer uma casa de pallets no estilo desta foto abaixo. O vídeo que trago no final desta postagem está em inglês, mas dá pra se ter uma noção esquemática do processo, mesmo sem entender o idioma.

Logicamente, você não terá economia ao construir com pallets se pagar os absurdos R$ 25,00 (vinte e cinco reais) que alguns caras-de-pau cobram por um estrado de pinus usado para marceneiros de final de semana. Mas, se souber pesquisar preços e procurar barganhas, você pode construir uma casa de veraneio bem charmosa e econômica em pouco tempo, usando a mesma técnica de construção detalhada na animação deste vídeo.


Posteriormente, trarei mais fotos e detalhes sobre as construções econômicas, em especial aquelas feitas com pallets. Existem técnicas econômicas e seguras pra se proporcionar o isolamento térmico e acústico deste tipo de construção, e também para aumentar a sua resistência à umidade e às pragas (cupins, etc). Divirtam-se planejando a sua obra, e até o próximo post!

VINA'S TINY HOUSE

Dentro dessa tendência das "Tiny Houses" nos Estados Unidos, temos alguns modelos de residências feitas sob rodas (como os tradicionais traillers), mas que normalmente só andam entre a fábrica e a residência do comprador. Uma vez estacionadas no terreno do proprietário, dali só costumam sair no caso de mudança.

Dentre os vários modelos de casas em miniatura que tenho visto, a casa da Sra. Vina me chamou a atenção num site, e trago abaixo as fotos para compartilhar com os leitores deste blog. Assim que encontrar novamente o link do referido site, posto aqui para efeito de créditos.





É interessante ver como a divisão do espaço é bem bolada nesta casinha de duas águas. Uma tendência nas 'Tiny Houses" é a cama suspensa, normalmente em cima da cozinha e banheiro. A bancada de trabalho logo na entrada, junto da sala da residência, dá uma praticidade enorme para quem trabalha em casa e precisa receber alguém.

Seguirei postando outros modelos destas minúsculas residências no blog, na medida em que as encontre e ache interessante compartilhar. Um abraço a todos!

ADEGA DE PALLET

Neste vídeo da empresa Meu Móvel de Madeira, que possui um canal muito interessante no YouTube, temos o passo a passo para a construção de uma adega feita de pallet. Vale à pena conferir!

DO IT YOURSELF (FAÇA VOCÊ MESMO)

Com o aumento do preço da mão de obra nos anos 1950 nos Estados Unidos (época do pós-guerra), houve a necessidade das pessoas começarem a fazer as suas pequenas obras em casa. Os programas de televisão começaram a ensinar os telespectadores a fazer as coisas por si mesmas, estimulando o surgimento (e popularização) do fenômeno  "Do It Yourself" (Faça Você Mesmo), o DIY. 

A partir do final da década de 1970 o princípio faça você mesmo se tornou profundamente associado ao anarquismo e vários outros movimentos anticonsumistas, principalmente nos casos de grande e evidente rejeição à ideia de que um indivíduo deve sempre comprar de outras pessoas as coisas que deseja ou necessita. Na França, um país simpático às idéias socialistas e anti-consumistas, o movimento DIY ganhou o pomposo nome "bricolage" ("bricolagem", em português).

O "Faça Você Mesmo", concebido como princípio ou ética, questiona o suposto monopólio das técnicas por especialistas e estimula a capacidade de pessoas não-especializadas aprenderem a realizar coisas além do que tradicionalmente julgam capazes. Era comum, dentre os engajados neste movimento, ouvir aquele bordão: "Se quiser alguma coisa bem feita, faça você mesmo." 


Discussões filosóficas à parte, o movimento "Do It Yourself" veio para ficar, em especial nos países (ou cidades) onde a mão de obra é escassa ou cara. Na marcenaria em especial, o fenômeno "Faça Você Mesmo" até hoje tem muitos adeptos no mundo inteiro. Um exemplo disto está no vídeo acima, no qual a simpática Taciele Alcolea apresenta o trabalho dela e do pai para fazer uma mesa de centro usando pallets e muito bom gosto.

(Fonte: Wikipedia)

MARTELANDO NA LUA

Mesmo os profissionais mais treinados do mundo podem ter dificuldade para usar um martelo em determinadas situações... Não deixe que a qualidade da sua reforma ou construção vá para o espaço!

TINY HOUSES

Para quem busca uma cabana simples para a casa de campo ou de praia, vale à pena conferir a tendência das "Tiny Houses", as minúsculas casas norte-americanas. Construções simples e que maximizam o mínimo espaço, elas podem ser uma alternativa de construção inteligente e de baixo custo... pra quem não tem claustrofobia, claro...





PALLET COM REQUINTE

Como apaixonado pela marcenaria desde criança, observo a moda do pallet na decoração. Normalmente são peças simples e sem sofisticação. Mas tem gente indo além do tradicional e fazendo muito mais do que pregar um pallet inteiro no outro... Vejam o requinte da parede e do balcão deste bar, forrados com tábuas de um velho pallet. Criatividade e bom gosto fazem a diferença, não acham?